sexta-feira, 5 de março de 2010

FÉ CRISTÃ É ALMA DO VERDADEIRO CONHECIMENTO, DIZ ESTUDIOSO

Montagem sobre Van Thuân Observatory

Diretor do International Observatory Cardinal Van Thuân for the social Doctrine of the Church, Stefano Fontana

Leonardo Meira
Da Redação


A fé cristã seria algo de 'acessório' ao conhecimento ou, ao contrário, pode reivindicar o papel de ser a própria alma do verdadeiro conhecimento?

Esse questionamento se apresenta como pano de fundo de dois artigos escritos pelo diretor do Observatório Internacional Cardeal Van Thuân para a Doutrina social da Igreja (International Observatory Cardinal Van Thuân for the social Doctrine of the Church), Stefano Fontana.

Leia os artigos na íntegra
.: O Cristianismo é apenas útil ou indispensável para o conhecimento?
.: Universidade e Direitos Humanos

Os textos surgiram após a editora da Universidade Católica de Milão (Itália) - "Vita e Pensiero" - publicar o livro Lessico sui diritti umani (Lexicon dos Direitos Humanos). De acordo com o reportado por Stefano, a obra não traz uma única palavra relacionada aos direitos referentes à vida, família ou liberdade de educação, tampouco nas áreas relacionadas, como "Crianças", "Mulher", "Saúde" ou "Sexualidade".

O fato trouxe à tona uma discussão que aborda as relações entre fé e conhecimento, bem como a visão ideológica atualmente propagada sobre os direitos humanos.

Fé e conhecimento

"Será que a perspectiva de que a fé cristã 'orienta' a ciência, no sentido de impor uma inclinação 'tendenciosa' sobre ela, ou, então, que ajuda a esclarecê-la, constitui um estímulo para a própria razão tornar sua própria racionalidade cada vez mais clara? O conhecimento ganha vida em si mesmo e, em seguida, recebe a adição da fé cristã que o 'orienta' a partir de uma posição partidária, ou, a fim de ser ele mesmo, o conhecimento deve estar aberto à luz que vem da fé cristã? São as ciências tratando com o homem autonomamente completo ou elas necessitam da antropologia revelada pela Revelação Cristã, o que, portanto, não seria uma espécie de 'orientação tendenciosa', mas sim uma condição para as ciências humanas poderem realmente ser elas mesmas?", questiona Stefano.

Nesse cenário, debater o tipo de conhecimento que é ensinado na universidade católica seria crucial. O diretor destaca que essa instituição não existe para expressar a "opinião cristã", mas sim mostrar que o Cristianismo é não apenas útil, mas necessário para o conhecimento.

"Na verdade, a fé, de nenhum modo, limita ou elimina essa autonomia, na medida em que sua função consiste em induzir a razão a mergulhar ainda mais fundo em si mesma e colocar para fora o melhor que possui. Minha humilde opinião é que tais considerações provocam um impacto que é percebido no próprio sentido da existência da Universidade Católica", sublinha.

Direitos Humanos

O diretor do Observatório assevera as críticas ao que chama de "operação cultural de não pouca perplexidade", deixando claro que seu posicionamento não tem a ver com a falta de coerência entre a publicação e as finalidades da Universidade Católica e a doutrina da Igreja.

"Mas acima de tudo com a natureza científica desta operação. [...] Pode um levantamento sobre direitos humanos que ignora o direito à vida e à família ser julgado procedente em termos científicos, ou ele prova ser contaminado pelo reducionismo ideológico? Uma das principais características dos direitos humanos é a sua indivisibilidade; eles não podem ser separados e todos devem estar juntos, sob a pena de entrarem em colapso", ressalta.

Observatório Internacional Cardeal Van Thuân

O Observatório foi instituído para promover a Doutrina social da Igreja a nível internacional. Para isso, fornece informação sobre a Doutrina social da Igreja (DSC), sobre a qual também desenvolve sistematicamente dados, documentos e estudos, colocando-os à disposição também on-line a todos que estiverem interessados.

De modo secundário, o Observatório elabora reflexões, avaliações, aprofundamentos sobre a Doutrina social da Igreja, a partir de uma ótica universal e interdisciplinar. Enfim, o Observatório assinala e sustenta a esperança de que se traduza em atos a Doutrina social da Igreja nos vários setores da vida social internacional.

O Observatório colabora com as Conferências episcopais e outros Organismos eclesiais, os Centros de Estudo dedicados à DSC e as agências internacionais apropriadas. A instituição está em comunhão com os propósitos do Pontifício Conselho Justiça e Paz, com base em que orienta a própria atividade.

Nenhum comentário: