segunda-feira, 22 de março de 2010

COMISSÃO REFLETE SOBRE IGREJA NA CHINA EM ENCONTRO NO VATICANO

Rádio Vaticano

A partir de hoje, até quarta-feira, 24, a comissão criada pelo Papa Bento XVI, em 2007, para estudar as questões mais importantes da vida da Igreja Católica na China se reúne no Vaticano. A informação está contida num comunicado divulgado sábado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

A comissão é constituída pelos superiores dos Dicastérios da Cúria Romana competentes no assunto e representantes do episcopado chinês e de congregações religiosas.

A primeira reunião plenária se realizou entre os dias 10 e 12 de março de 2008, e teve como tema principal a carta enviada pelo Papa aos católicos chineses, no dia 27 de maio de 2007.

Naquela ocasião, analisou-se a reação ao documento, dentro e fora da China. Foram também avaliados alguns princípios teológicos inspiradores da carta e esclarecidas as perspectivas que estes oferecem à comunidade católica da China.

Entre 30 de março e 1º de abril de 2009, houve a segunda reunião plenária, na qual foi analisada a formação humana, intelectual, espiritual e pastoral dos seminaristas e pessoas consagradas; e abordada também a formação permanente dos sacerdotes ordenados.

Na reunião que se inicia hoje, este tema deve ser retomado e aprofundado, para que na China, como em todo o mundo, a obra dos sacerdotes e das pessoas consagradas ajude a Igreja a encarnar e testemunhar o Evangelho, principalmente diante dos desafios impostos pela evolução das condições sociais e culturais.

Ainda a respeito da China, o jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano” está publicando, desde quinta-feira 18 de março, o Catecismo da Igreja Católica em caracteres chineses tradicionais.

Dentro de alguns dias, o site www.vatican.va trará também os documentos do Concílio Vaticano II e o Código de Direito Canônico em chinês.

Nenhum comentário: