sexta-feira, 26 de março de 2010

CRISTÃOS DEVEM SER SINAIS DE ESPERANÇA, DIZ BENTO XVI

Os cristãos devem aprender a oferecer sinais de esperança e a tornarem-se irmãos universais", pediu o Papa Bento XVI na mensagem para o 84º Dia Mundial das Missões, divulgada nesta quinta-feira, 25, no Vaticano. O Santo Padre destacou que diante da sociedade que experimenta tantas formas de solidão e de indiferença, os cristãos precisam cultivar os "grandes ideais que transformam a história e, sem falsas ilusões ou medos inúteis, comprometer-se a fazer o planeta a casa de todos os povos". .: Leia a Mensagem na íntegra

Na mensagem, o Papa destacou ainda o "mandato missionário que não se pode realizar de maneira credível sem um profunda conversão pessoal, comunitária e pastoral". "Os homens de nosso tempo, embora nem sempre conscientemente, pedem aos crentes não apenas para 'falar' de Jesus, mas 'fazer ver' Jesus, fazer resplandecer o Rosto do Redentor em todos os cantos da terra, frente às gerações do novo milênio e, especialmente, frente aos jovens de todos os continentes, destinatários privilegiados e sujeitos do anúncio evangélico". "Eles devem perceber que os cristãos carregam a palavra de Cristo porque Ele é a Verdade, porque encontraram n'Ele o sentido, a verdade para a própria vida", enfatizou Bento XVI.

O Papa explicou também como despertar a cooperação missionária entre as Igrejas. "De fato, a consciência do chamado a proclamar o Evangelho estimula não apenas o fiel individual, mas todas as comunidades diocesanas e paroquiais a uma renovação integral e a se abrir cada vez mais à cooperação missionária entre as Igrejas, para promover o anúncio do Evangelho no coração de toda a pessoa, de todo o povo, cultura, raça, nacionalidade, em qualquer nível. Essa consciência se alimenta através do trabalho dos Sacerdotes Fidei Donum, dos consagrados, dos catequistas, dos Leigos missionários, em uma busca constante de promover a comunhão eclesial, de modo que também o fenômeno da 'interculturalidade' possa se integrar em um modelo de unidade, no qual o Evangelho seja fermento de liberdade e progresso, fonte de fraternidade, de humildade e de paz". O Dia Mundial das Missões, este ano, será celebrado no dia 24 de outubro, com o tema "a construção da comunhão eclesial é a chave da missão".

Nenhum comentário: