terça-feira, 9 de março de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: ECONOMIA E VIDA


Mais uma Campanha da Fraternidade para ajudar a mudança do coração e criar condições de vida fraterna no nosso Brasil. É ecumênica como a do ano jubilar de 2000 e de 2005 sobre a paz. O esforço da Igreja Católica de abrir os braços aos irmãos de fé e de boa vontade mostra a vontade de sair cada vez mais da sacristia para participar, na praça dos homens, da busca pelo bem comum para todos.

Tema: Economia e Vida. Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Objetivo geral: colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, afirmando que um novo modelo econômico é possível, apesar das distorções da realidade econômica existente.

A economia, como a política, é uma das atividades mais importantes do homem. Ela atinge em cheio o dia a dia das pessoas e seus reflexos condicionam a vida cotidiana de todos. Vivemos na verdade uma economia fruto de uma mentalidade neo liberal. Nela destacam-se, sobretudo, duas características: por um lado a avidez exclusiva do lucro e por outro lado a sede do poder, com o objetivo de impor aos outros a própria vontade. A cada um destes comportamentos, muitas vezes, pode juntar-se, para os caracterizar melhor, a expressão “ a qualquer preço”.

A Campanha da Fraternidade quer colocar a vida em primeiro lugar e destacar que ela não depende só dos bens materiais que a pessoa possui. E quando a vida é ameaçada por uma economia voltada exclusivamente para si, reafirmar que a economia deve estar a serviço da vida, não a vida a serviço da economia.

Por este motivo, o gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano, que encontra na coleta do Domingo de Ramos a sua expressão mais forte, será transformada em bolsa de estudo em prol da Nova Faculdade de Teologia da Diocese.

Na esperança de que a economia também pelo esforço desta campanha volte-se cada vez mais para o povo mais carente de um modo solidário, desejamos a todos um bom caminho de quaresma até a Páscoa.

Dom Mariano Manzana

Fonte: http://diocesedemossoro.blogspot.com/

Nenhum comentário: