quarta-feira, 10 de março de 2010

BISPO PEDE QUE FIÉIS NÃO ASSISTAM AO BIG BROTHER BRASIL

Que o Big Brother Brasil é um campeão de audiência e que fatura milhões ninguém tem dúvidas. No entanto, a mensagem disseminada pelo reality show tem levantado questionamentos por parte de segmentos da Igreja Católica.

Alguns padres já chegaram a pedir para os fieis durante as missas que desliguem seus aparelhos de TV no horário do programa durante o período da Quaresma. Tudo porque, na visão dos religiosos, o programa é um afronto aos valores éticos e morais, tornando-se um mal exemplo para ser visto pela juventude.

As festas regadas ao consumo quase desenfreado do álcool; as cenas apimentadas, tramas, fofocas, e as brigas entre os participantes na disputa pela liderança fazem parte da rotina da casa. O vale tudo para se chegar a final e conquistar o "cobiçado" prêmio de R$ 1,5 milhão é que tem deixado os representantes da Igreja estarrecidos. A décima edição do programa estreou no dia 12 de janeiro e deve finalizar em abril.

Em Campina Grande o padre José Assis Pereira, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima pediu aos fiéis que frequentam as missas dominicais, para não assistirem o reality show na Quaresma. Padre Assis pediu aos fiéis para aproveitar esse tempo de penitência que a Igreja propõe para fazer um "jejum dos olhos", deixando de assistir o Big Brother.

Sem querer polemizar com a emissora responsável pelo programa, padre Assis disse que o BBB passa uma mensagem destrutiva para os lares brasileiros, se constituindo em um péssimo modelo para a juventude. Segundo o padre, o programa apresentado por Pedro Bial, lança no lixo, os verdadeiros valores éticos morais que deveriam reger a sociedade.

O programa que se constituiu em um jogo de sobrevivência na casa, tem incentivado a prostituição, o alcoolismo, indo assim de encontro aos valores morais. "Que modelo nós estamos transmitindo para nossos jovens?".

Segundo padre Assis, o BBB é um dos programas mais lucrativos da TV brasileira. Ele ressaltou que o reality show fatura mais do que programas beneficentes. Em noite de paredão, a audiência sobe e emissora fatura alto com as ligações dos telespectadores.

"É um programa que fatura alto. Dá muito lucro". O BBB no entendimento do religioso, ensina ao contrário com os participantes apelando até para discriminação, fofocas e tramas, como forma de levar vantagem no jogo. "E o Pedro Bial ainda os chama de meus heróis?".

O bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira da Rocha, não acompanha o Big Brother. Porém, pelo que já ouviu falar sobre o programa, o bispo não tem dúvida de que o reality show vai totalmente de encontro aos valores éticos e morais.

Dom Jaime também orientou os fiéis a aproveitarem o período da Quaresma para desligar o aparelho de TV no momento em que é exibido o BBB. De forma enfática, o líder da Igreja Católica em Campina Grande conclamou os fiéis a rejeitarem totalmente o programa.

Segundo ele, o Big Brother traz uma mensagem danosa à família, não acrescentando em nada. "É um programa que não acrescenta em nada. É destrutivo para a família e para a sociedade", enfatizou o religioso. O reality conforme observou o bispo, não contribui para a reflexão e só passa uma mensagem negativa.

Para o bispo, o BBB, só contribui para o processo total de degradação da família e da sociedade. Na opinião de dom Jaime, o reality show vai de encontro à família, a consciência ética, ao respeito à dignidade humana e aos valores morais. É um vale tudo, onde o que menos está em jogo são os bons costumes. "É um vale tudo contra os princípios éticos e humanos. Por isso seria interessante os fiéis aproveitarem esse tempo de penitência para se privar desse programa. Rejeitar totalmente", conclamou.

Por Severino Lopes, do Diário da Borborema

Nenhum comentário: