sexta-feira, 19 de março de 2010

SACERDOTES TÊM MUITO A APRENDER COM SÃO JOSÉ, DIZ CARDEAL BERTONE

Rádio Vaticano

“O sacerdote e o bispo têm muito a aprender com São José para desempenhar bem a sua missão de guia pastoral", disse o secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, nesta quinta-feira, 19, durante a ordenação episcopal, na Basílica Vaticana, de três Núncios Apostólicos nomeados pelo Papa Bento XVI para alguns países da África.

O cardeal acrescentou que, eles "devem ser e exercer plenamente, e com responsabilidade, a autoridade recebida, sempre conscientes da superior presença de Deus, da sua proeminente ação nos corações e na história das pessoas, e portanto, sempre capazes de indicar Ele, de orientar a Ele”.

A figura de São José foi proposta pelo Cardeal Bertone, durante sua homilia, como exemplo de “fé, confiança e fidelidade a Deus” a Dom Eugene Martin Nugent, Dom Piero Pioppo e Dom Novatus Rugambwa. Os três foram nomeados núncios, respectivamente para Madagascar e Ilhas Comores, Camarões e Guiné Equatorial, e Angola e São Tomé e Príncipe.

“Pensemos hoje na fé de José de Nazaré, cuja estatura é tão mais elevada quanto mais ele permanece escondido, silencioso, discreto ao realizar a tarefa que Deus lhe confiou, tarefa na realidade decisiva, seja no plano simplesmente humano, seja naquele histórico-salvífico. Portanto, o primeiro dom que hoje nós pedimos para os senhores que recebem a ordenação é o de uma fé genuína, profunda e forte”, disse.

O Secretário de Estado, recordando o Continente africano onde os três novos Núncios desempenharão a sua missão, referiu-se à II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. Um Sínodo – continuou o purpurado - que “imprimiu em toda a Igreja presente na África um novo impulso espiritual e pastoral, e é neste contexto que os senhores iniciarão a sua missão. Em todas as Nações às quais os senhores são enviados, o Evangelho já há muito tempo produziu frutos abundantes, e a grande árvore do Reino de Deus tem raízes sólidas e ramos grossos e compridos.”

O Cardeal Bertone concluiu fazendo votos aos novos Núncios Apostólicos de que eles possam dar uma contribuição iluminada e generosa ao caminho daquelas Igrejas locais e daqueles países.

Nenhum comentário: