quinta-feira, 4 de março de 2010

CHILE: IGREJA NA LINHA DE FRENTE PARA AJUDAR VÍTIMAS DO TERREMOTO


Cáritas Chile está empenhada no auxílio às vítimas do terremoto

Leonardo Meira
Da Redação, com agências


Embora muitas igrejas tenham desmoronado, a Igreja do Chile não. Seus bispos, religiosos e voluntários leigos estão fazendo o máximo possível para ajudar as milhares de vítimas do forte terremoto que atingiu a parte centro-meridional do país no sábado passado, 27.

"Os rostos dos nossos concidadãos expressam a dor do país após o terremoto que nos atingiu com a morte, o medo e a destruição". Assim começa a mensagem destinada à nação que o Bispo de Rancagua e presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic Karmelic, divulgou nesta segunda-feira, 1.

.: Leia a carta de Dom Alejandro na íntegra

Dom Alejandro quis expressar as condolências dos bispos pelas numerosas vítimas provocadas pelo terremoto, ao mesmo tempo em que reafirmou a esperança cristã, que se baseia sobre a mensagem de salvação de Cristo. O bispo também assegurou a todos os compatriotas que a Igreja chilena continua ao seu lado com afinco para a reconstrução do país.

Após terminar a intervenção no Haiti faz poucos dias, agora é a capital chilena - Santiago - que recebe o time de emergência, busca e salvação da Cáritas (Caritas internationalis). A corrida contra o tempo para salvar milhares de vítimas do terremoto é uma espécie de resposta ao apelo que Bento XVI fez às organizações eclesiais após a oração do Angelus de domingo, 28. A Cáritas chilena define a situação como "complexa e problemática".

"Foi uma catástrofe, mas, fiel à sua missão, a Igreja oferece o seu apoio e a sua ação solidária neste momento", disse Dom Alejandro. O diretor da Cáritas Chile, Lorenzo Figueroa, disse que a instituição "está coordenando as ações, juntamente com as organizações governamentais e a sociedade civil, para estabelecer um planejamento nacional de ajuda, apesar das enormes dificuldades de comunicação, sobretudo com as paróquias da costa mais isolada".

Os centros da Cáritas das cinco arquidioceses e 18 dioceses estão mobilizados para ajudar as paróquias. As primeiras ajudas estão sendo distribuídas nas zonas de Maule e Bío-Bío, regiões costeiras mais afetadas. O presidente da Caritas internationalis, Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, declarou que a organização permanecerá ostensivamente no país andino enquanto a população estiver em fase de emergência e durante a reconstrução.

Segundo a assessoria de imprensa da Cáritas Brasileira, a instituição ainda não está arrecadando fundos para auxiliar o Chile devido ao princípio de autonomia e autodeterminação das Cáritas locais. "Somente é possível fazer alguma ação a pedido da Caritas internationalis ou da Cáritas Chile, o que ainda não aconteceu", afirma.

Nenhum comentário: