quarta-feira, 7 de abril de 2010

PROJETO FICHA LIMPA ESTÁ NA PAUTA DE HOJE DO PLENÁRIO DA CÂMARA

Agência Câmara

O projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros) está na pauta de hoje da sessão extraordinária do Plenário. O substitutivo do deputado Indio da Costa (DEM-RJ) à proposta torna inelegível por oito anos quem for condenado por órgão colegiado e conduta dolosa (quando há intenção de violar a lei). Se aprovada, a medida poderá valer nas eleições deste ano.

O presidente da Câmara, Michel Temer, disse ontem que ainda há várias resistências ao projeto e, por isso, vai negociar com os líderes partidários o início da votação. Temer e os líderes se reúnem hoje, às 11h30, para discutir a pauta de votações.

Temer afirmou que as divergências sobre o projeto serão levadas ao plenário, onde os deputados deverão apresentar novas emendas para alterar a proposta.

O DEM anunciou que vai apresentar requerimento para que o projeto tramite em regime de urgência. Temer disse não acreditar, porém, que o pedido seja aprovado. "Vou consultar os líderes, mas eu temo que não queiram votar o regime de urgência. Aí nós devolvemos o projeto para a CCJ e lá será o palco próprio para formatar em definitivo o projeto."

O projeto Ficha Limpa é uma iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e recebeu 1,6 milhão de assinaturas de apoio.

MPs em pauta

O projeto Ficha Limpa precisa ser votado em sessão extraordinária porque a pauta das sessões ordinárias do Plenário está trancada por nove medidas provisórias (MPs).

Os deputados adiaram, de ontem para hoje, a votação da MP 477/09. Essa MP concede crédito extraordinário de R$ 18,1 bilhões a diversos ministérios e estatais no Orçamento de 2009, mas cancela outros R$ 14,6 bilhões, a maior parte relativa a investimentos.

Apesar do acordo inicialmente feito entre governo e oposição para votar essa MP na sessão de ontem, diversos partidos entraram em obstrução, e a votação não ocorreu por falta de quorum. Deputados da oposição argumentaram que a MP não cumpre os critérios constitucionais de urgência e relevância.

Nenhum comentário: