segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VI – ECC FOI REALIZADO NESTE ÚLTIMO FINAL DE SEMANA EM APODI


Queridos irmãos e irmãs:

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista de Apodi realizou neste último final de semana nos dias 21, 22 e 23 de novembro o VI Encontro de Casais com Cristo – ECC. Quero aqui parabenizar a todos os integrantes do VI – ECC da nossa paróquia pelo lindo encontro realizado.

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação.

ESPÍRITO DO ECC

O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.

Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:

a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.

Parabéns aos coordenadores e a todas as equipes!!!

Abençoa Senhor as famílias, Amém!

Com carinho,

Luis e Fátima – Casal Coordenador Geral

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente o ECC é uma dádiva Divina, feliz o casal que tem o prazer de participar, o encontro com Cristo é o melhor encontro que fazemos na nossa existencia sobre face da terra.

parabéns pelo maravilhoso encontro, e sejam bem vindos os novos casais.

jocelio e sara

Anônimo disse...

o encontro é uma força de deus para todos nos que partcipamos e foi uma bençao para minha casa e minha familia.

agradeço a deus e a todos voces que faz parte do ecc.