terça-feira, 25 de novembro de 2008

AS VIRTUDES TEOLOGAIS

As virtudes teologais referem-se diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade. Têm como origem, razão e objeto a Deus, conhecido pela fé, esperado e amado por Ele mesmo. Fundam, animam e caracterizam o comportamento moral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para torná-los capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna. São a garantia da presença e ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.



Por ela, cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe como objeto de fé, porque Ele é a própria verdade.

Esperança

Por ela, aspiramos ao Reino dos Céus e à vida eterna como felicidade nossa, colocando nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas forças, mas nos auxílios da graça do Espírito Santo. Pela virtude da esperança, desejamos e esperamos de Deus, com uma firme confiança, a vida eterna e as graças para merecê-la.

Caridade

Por ela, amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor a Deus. É o "vínculo da perfeição" e a forma de todas as virtudes.

Nenhum comentário: