sexta-feira, 7 de maio de 2010

TEÓLOGO DO VATICANO II LANÇA LIVRO SOBRE A SANTÍSSIMA TRINDADE


Um dos grandes peritos do Concílio Vaticano II, René Laurentin, lançou hoje no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum em Roma, o seu mais novo livro, intitulado “TRATADO SOBRE A TRINDADE” (Trattato sulla Trinitá, em italiano), pela editora ART.

René Laurentin nasceu em Tours, França, aos 19 de outubro de 1917, é sacerdote católico, autor de diversos livros. Foi um dos teólogos peritos do Vaticano II, sendo responsável pela reflexão sobre a Virgem Maria no mistério da Igreja. Teve grande atuação, juntamente com outros teólogos como Ratzinger, Yves Congar, Hans Kung, Henri de Lubac, Karl Rahner, e outros. Foi professor de teologia em diversas universidades francesas e grande conferencista em todo o mundo. A maioria de seus escritos são na área da mariologia, com destaque para seu estudo sobre a aparição de Lourdes.

Sua nova obra, TRATADO SOBRE A TRINDADE, é segundo o mesmo, uma espécie de testamento teológico, uma síntese de toda a sua produção teológica, tendo como fonte a Santíssima Trindade. Vale lembrar que René Laurentin é um dos poucos teólogos de sua geração que ainda vive.

É uma satisfação para mim conhecê-lo, o mesmo é de uma geração que muito contribuiu para a reforma da Igreja realizada pelo magnífico Concílio Vaticano II. Suas obras sempre tiveram boa aceitação por parte do Magistério. Seus escritos sobre a Virgem Maria eram fontes de inspiração para o Papa Paulo VI, que confessou ser seu leitor assíduo.

Francisco Cornélio F. Rodrigues

Fonte: Por Causa de um Certo Reino

Nenhum comentário: