quinta-feira, 6 de maio de 2010

BENTO XVI: FIM DAS ARMAS NUCLEARES E IMPORTÂNCIA DO MATRIMÔNIO

Leonardo Meira
Da Redação, com Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede (tradução de CN Notícias)


Ao final da Catequese desta quarta-feira, 5, Bento XVI destinou um Apelo à comunidade internacional - pela eliminação completa das armas nucleares do planeta - e ressaltou a importância do matrimônio.

Leia a íntegra

"No 3 de maio passado, foi aberta em Nova Iorque a oitava Conferência de Exame do Tratado de não proliferação das armas nucleares, O processo rumo ao desarme nuclear concordado e seguro está estreitamente conectado com o pleno e solícito cumprimento dos relativos empenhos internacionais. A paz, de fato, repousa sobre a confiança e o respeito das obrigações, e não sobretudo no equilíbrio das forças. Nesse espírito, encorajo as iniciativas que buscam o progressivo desarme e a criação de zonas livres das armas nucleares, na perspectiva de sua eliminação completa do planeta. Exorto, enfim, todos os participantes da reunião em Nova Iorque a superar os condicionamentos da história e a tecer pacientemente a trama política e econômica da paz, para ajudar o desenvolvimento humano integral e as autênticas aspirações dos Povos.

Saúdo também os jovens, os doentes e os recém-casados. Queridos jovens, especialmente vós estudantes de Palermo, com a vossa presença testemunhai a fé em jesus Cristo que vos chama a ediciar juntamente com vossos pastores a sua Igreja, cada um segundo a própria responsabilidade. Correspondei com generosidade ao seu convite. Queridos enfermos, também vós estais aqui hoje para cumprir um ato de fé e de comunhão eclesial. O peso cotidiano dos vossos sofrimentos, se ofertados a jesus Cristo Crucificado, vos dá a possibilidade de cooperar com a vossa salvação e a do mundo. E vós também, queridos recém-casados, com a vossa união sois chamados a serem expressões do amor que liga Cristo à Igreja. Sede sempre conscientes da alta missão a que vos empenha o Sacramento que tendes recebido".

O Papa também saudou aos que participarão, no final deste mês, do Congresso sobre a família em Jönköping (Suécia).

"Ofereçais ao mundo uma mensagem de alegria, porque o dom que Deus nos dá com a vida matrimonial e familiar nos permite experimentar algo do amor infinito que une às três divinas pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, estão destinados ao amor. De fato, no profundo de nosso ser, desejamos amar e ser amados.

O matrimônio é um verdadeiro instrumento de salvação, não somente para os casados, mas também para toda a sociedade. Da mesma forma que qualquer objetivo que valha verdaderamente a pena, nos interpela e nos chama a estarmos dispostos a sacrificar nossos própios interesses pelo bem do outro. Nos obriga à tolerância e ao perdão. Nos convida a cuidar e proteger o dom da vida nova. Animo vossos esforços para promover o apreço e a adequada compreensão do bem inestimável que o matrimônio e a vida familiar oferecem à sociedade".

Nenhum comentário: