terça-feira, 4 de maio de 2010

EUCARISTIA GERA UNIDADE


Entre os dias 04 e 13 de maio, o episcopado brasileiro estará reunido em Brasília - e não em Itaici como de costume - para a 48ª Assembleia Geral, onde teremos como tema central: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”, além de temas prioritários como as comunidades eclesiais de base, a avaliação das diretrizes gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da missão continental, a questão agrária e os 100 anos do movimento ecumênico.

Após a Assembleia dos bispos teremos também em Brasília, dos dias 13 a 16, o XVI Congresso Eucarístico Nacional. Não é a primeira vez que Brasília é sede de um Congresso Eucarístico, já houve a VIII edição, em 1970, e agora se realiza como ponto alto da celebração dos 50 anos de criação da Arquidiocese de Brasília e traz como tema: “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e como lema: “Fica conosco, Senhor!” (Cf Lc 24,29)

O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do pão eucarístico para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade, para que não desfaleça por causa das dificuldades do caminho. A eucaristia também gera a unidade da Igreja. Na celebração eucarística pedimos que o Espírito Santo venha sobre as oferendas do pão e do vinho para que se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo e pedimos também que sejamos reunidos num só corpo. E o Papa Bento XVI nos recorda: "A união com Cristo que se realiza no sacramento habilita-nos também a uma novidade nas relações sociais: a mística do sacramento tem um caráter social porque a união com Cristo é, ao mesmo tempo, união com todos os outros aos quais Ele se entrega. Eu não posso ter o Cristo só para mim, posso pertencer-lhe somente unido a todos aqueles que se tornaram ou hão de tornar-se seus” (Sacramentum caritatis, 89).

O lema do congresso, “Fica conosco, Senhor!”, expressa a fome de Deus que se encontra no coração de cada ser humano. Recorda-nos que, sem Cristo, a nossa vida não tem sentido, não encontramos a felicidade autêntica, ou seja, permaneceremos numa assustadora solidão.

Que Maria, a mulher eucarística, nos ajude a traduzir em nossas vidas a unidade que a Eucaristia gera em nós.

Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano


Fonte: Diocese de Mossoró

Nenhum comentário: