terça-feira, 21 de julho de 2009

ARQUIDIOCESE RECEBE APOIO DO MUNICÍPIO PARA PROJETO QUE VISA REFORMA URBANÍSTICA NA CATEDRAL

NATAL - A poucos meses de comemorar seu centenário, que acontecerá em dezembro deste ano, a arquidiocese recebeu apoio do município para o projeto que visa realizar uma reforma urbanística na sua catedral. O objetivo é fazer com que o templo religioso esteja com uma nova imagem paisagística até novembro, pronto para as festividades que prometem marcar a data.

A garantia da Prefeitura do Natal em realizar o projeto foi confirmada pela própria prefeita Micarla de Sousa, que se reuniu com o arcebispo de Natal, dom Matias Patrício, e uma comissão formada por membros da Igreja Católica.

Também estiveram presentes no encontro o deputado estadual José Dias e o Secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, que recebeu, ainda durante a reunião, a autorização para iniciar as obras.

"Nós já temos um projeto em andamento na Eletrobrás para iluminação pública e vamos realizar este da catedral. Nós não queremos fazer uma coisa qualquer, queremos fazer algo que fique para sempre", enfatizou Micarla de Sousa.

Arcebispo recebe notícia como presente de aniversário

Para o arcebispo de Natal, dom Matias Patrício, a autorização municipal para o projeto foi, literalmente, um presente, já que comemorou nesta segunda-feira, 46 anos de ordenamento.
"Estamos preparando uma grande festa para o centenário da diocese. Para isso, a nossa maior igreja, a catedral precisa de uma melhor imagem, precisa estar sorrindo para Natal. Por isso viemos atrás desse projeto urbanístico e de iluminação e conseguimos", celebrou.

Durante o encontro, a prefeita ainda discutiu com os representantes da arquidiocese a possibilidade de ser desenvolvido em Natal um roteiro turístico religioso. Para isso, foram discutidas ainda melhorias na área onde está localizada a Pedra do Rosário e na praça Padre João Maria, além da construção da Praça dos Mártires, que ficará localizada em frente a Basílica de mesmo nome, que será inaugurada em outubro, no bairro de Nazaré.

O próprio arcebispo dom Matias sugeriu a possibilidade de ser feita uma ligação entre os monumentos religiosos natalenses, possibilitando assim a maior atração de turistas para este fim. "Hoje, 150 mil pessoas são empregadas diretamente no turismo, 70% do nosso PIB vem daí. Então, se a arquidiocese se preocupa com isso, está se preocupando também com desenvolvimento social da cidade", elogiou a prefeita.

Nenhum comentário: