sábado, 4 de outubro de 2008

A ALEGRIA DE JESUS Lc 10,17-24

Jesus nos convida à missão de levar a Paz ao mundo, assim como enviou os 72 discípulos. Assim como Ele é o enviado do Pai, assim quer cada um de nós seja seu enviado. Há, portanto uma hirarquia entre Deus Seu Pai, Ele e os discípulos. Jesus tendo exercido de modo pleno Poder que recebeu do Seu Pai não quis guardar para si somente esta beleza de suplantar tudo e todos. E então repassou este Poder para os 72 discípulos, e estes ficaram protegidos, e os demônios não poderiam fazer mal nenhum a eles. A ponto de ficarem por lado, admirados, e por outro até com complexos de superioridade e então afirmam: Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!

No versículo que segue parece Jesus confirmar e engradecer o poder dos discípulos: eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Mas não. É verdade que eles fizeram maravilhas. Este não é o foco e nem deve ser o motivo da sua alegria. … mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. Está sim. É a razão da minha e da tua fadiga. Do Teu martírio, renúncia e jejuns.

Jesus ressuscitado subindo aos céus encarrega aos 12 Apóstolos, sob a liderança de Pedro, a responsabilidade de continuar a missão de divulgar o Reino a todos os povos. E este missão repleta de poder que vem do Mestre continua presente na Igreja nos nossos dias. Assim como os apóstolos falaram em nome e no poder de Jesus, devemos nós. Ninguém pode dar a si mesmo o mandato e a missão de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo; não como membro da comunidade, mas falando a ela em nome de Cristo. Pelo Batismo e pelo Sacramento do Crisma todos os batizados recebem o todo o poder que Jesus transmitiu aos 72 discípulos.

Jesus fez uma oração ao Pai só para agradecer a Sabedoria de Deus, que revelou esse poder aos pequeninos que tiveram a coragem de deixar a timidez de lado, e enfrentar uma cidade desconhecida, com pessoas desconhecidas, e expulsar os demônios em nome de Jesus! Você sabia que também tem esse poder? Que tal começar a pô-lo em prática? Que tal comer já a fazer exercício?

Mas quem será o primeiro paciente? Se me fizesses esta pergunta eu te responderia que és tu mesmo, o primeiro. Expulse de ti mesmo a preguiça, a inveja, a ira, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a cobiça, a vanglória, a fofoca, a mentira, a homossexualidade, o lesbianismo, a luxuria, a poligamia, o cigarro, o bebedeira. Tudo em Nome e no Pode de Jesus. Alerto-te, todavia, que isso só vai acontecer se, fé, esperança e confiança em Jesus assim como Ele teve no Seu Pai. E então alegrar-te-ás profundamente porque o teu nome estará escrito no Céu.

Nenhum comentário: