sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
REABERTO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE BENTO XIII
O Papa Bento XIII, cujo pontificado foi de 1724 a 1730
Será reaberta a Causa de Beatificação do Papa Bento XIII (Pierfrancesco Orsini) 270 anos após sua morte.
O processo havia sido iniciado em 1931 e acabou voltando para a gaveta, à espera de esclarecimentos sobre o papel de seu secretário, Cardeal Niccolo' Coscia, que foi condenadoo a dez anos de prisão, por abuso de poder, imediatamente após a morte do Pontífice.
O Centro de Estudos "Bento XIII", de Gravina di Puglia, informou a publicação de um novo edito pelo Vicariato de Roma, que confirmou a informação. O documento, emitido pelo Vigário-geral do Tribunal Diocesano do Vicariato de Roma, cardeal Agostino Vallini, reaber oficialmente a Causa de Beatificação do Papa nascido em Gravina e já contatou todas as dioceses envolvidas.
Bento XVI teve um pontificado complexo, pois foi um Papa reformador e moralizador, sobretudo no confronto dos escândalos envolvendo o clero da época. O comportamento controverso do Cardeal Coscia não obscureu o trabalho de bento XII, mas novos documentos, entre os quais uma biografia publicada na Alemanha logo após sua morte, recentemente traduzida graças à dedicação do presidente do Centro de Estudos, padre Dom Xavier Paternoster, lançou uma nova luz sobre o pontificado do último dos Orsini.
Bento XIII impôs aos membros da Igreja sobriedade e retidão e, no Concílio de Latrão (1725), tomou uma posição firme contra a heresia jansenista francesa. Durante seu pontificado, inaugurou a escadaria da Piazza di Spagna, em Roma, e estabeleceu da Universidade de Camerino. Seus restos mortais estão sepultados em Roma, na Basílica de Santa Maria sopra Minerva.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário