sábado, 4 de abril de 2009

CATÓLICOS COMEÇAM A CELEBRAR AMANHÃ


Amanhã, Domingo de Ramos, começam os ritos cristãos da Semana Santa. Porém, os fiéis já estão, há 40 dias, se preparando para a celebração da Páscoa, que ocorre no domingo da próxima semana, quando é festejada a ressurreição de Jesus. O padre Theodoro Snijders explicou que a Quaresma é um período de preparação para o cristão. ‘‘A quaresma é a preparação do espírito para renovação do ser humano, quando ele deixa para trás aquilo que lhe atrapalha e afasta dos ensinamentos de Deus’’, explicou.

Segundo o pároco, durante os 40 dias da quaresma, os fiéis se preparam para viver a paixão de Jesus e que, durante a Semana Santa, os cristãos revivem os últimos momentos de vida de Jesus e a sua ressurreição. Ele disse ainda ser a páscoa a celebração mais importante da igreja católica, pois é a partir dela que se desenvolvem as demais celebrações.

É por reviver nos dias da Semana Santa a paixão, morte e ressurreição de Jesus, que alguns fiéis seguem até hoje com alguns rituais. Theodoro destacou que a igreja orienta a população para a necessidade da oração, mas não exige, por exemplo, sacrifícios. Segundo ele, as pessoas fazem como uma forma de se purificar, de se preparar para o grande dia, que é a ressurreição de Jesus. De acordo com ele, a igreja pede o jejum na quarta-feira de cinzas, quando começa a quaresma, e na sexta-feira santa, dia em que Jesus Morreu.

O fato de algumas famílias não comerem carne vermelha nas sextas-feiras, ou deixarem por exemplo de comer doce, são opções de cada um. “Orientamos para oração, o sacrifício é uma decisão de cada um. A Semana Santa é um momento de reflexão. E é isso que buscamos destacar para nossos fiéis”, frisou.

Questionado sobre o fato de cada ano a Semana Santa acontecer em uma data diferente, ele explicou que na época de Jesus o calendário era lunar e que hoje é solar, ainda assim a igreja tenta manter a Semana Santa entre os meses de março e abril, pois foi o período em que Jesus viveu cada acontecimento.

Nenhum comentário: