sábado, 14 de fevereiro de 2009

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA DOMINGO

Os brasileiros que moram nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar seus relógios em uma hora na madrugada do próximo domingo, 15, quando termina o horário de verão. Segundo dados preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME), foram economizados cerca de 2 mil megawatts de energia desde que o horário alternativo entrou em vigor, no dia 19 de outubro.

Com os quase quatro meses de horário de verão, o Brasil vai economizar 2 mil megawatts de energia, o correspondente a 4% do consumido no horário de pico no período. Em termos financeiros, a economia foi equivalente a R$ 4 bilhões.

Segundo o ministro do Ministério de Minas e Energia, Edison Lobão, esse valor daria para construir uma usina térmica de pequeno porte e ajudar na geração de mais energia. A região que mais economizou, entre 18h e 20h, foi o Sul que registrou 85% de economia.

Lobão disse que a prática do horário de verão é uma medida que funciona para a economia no bolso do povo e do governo e também reduz a demanda sobre as usinas térmicas geradoras de energia.

"O horário de verão é um procedimento benéfico para os cofres públicos. A medida em que consumimos menos energia, nós estamos deixando de ter térmicas, ainda que em escala pequena, funcionando", ressaltou. "Eu sei que o horário de verão incomoda uma pouco as pessoas. Quando ele inicia, mudam um pouco os costumes e principalmente a rotina, mas é uma medida necessária para economizar energia", argumentou o ministro.

De acordo com ele, para atender toda a população brasileira sem o horário de verão, que encerra no próximo domingo, 15, seria necessário produzir anualmente 14 mil megawatts e hoje a geração do país está em torno de 10 mil megawatts.
Lobão lembrou que a prática do horário de verão, adotada desde 1931 no Brasil, já existe há 100 anos na Europa. Na edição anterior, entre 2007 e 2008, a redução registrada foi de 2,027 mil megawatts.

Nenhum comentário: