quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O BISPO VISITA O PAPA


É dever de todo bispo, ao fim de cada qüinqüênio, segundo as normas da Igreja, deixar a sua Diocese e se encaminhar à Roma para fazer a “Visita ad Limina Apostolorum”, que significa visitar, encontrar e abraçar-se, num gesto de fé, com o Papa, o sucessor do apóstolo Pedro.

Por que esta visita? Qual o seu sentido profundo? Como começou? O Concílio Vaticano II, no seu documento mais importante sobre a Igreja, diz: “Como São Pedro e os outros apóstolos constituem, por vontade do Senhor, um único Colégio Apostólico, do mesmo modo, hoje, o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os bispos, sucessores dos apóstolos, estão unidos entre si”.

Os apóstolos foram escolhidos por Jesus: “Então Jesus constituiu o grupo dos doze (Mc. 3,14) aos quais deu o nome de apóstolos" (Lc. 6,13) e fez de Pedro o alicerce da Sua Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt. 16,18). A ele, que conheceu a fraqueza da traição antes do canto do galo, Jesus ressuscitado deu uma particular missão: “Confirma os irmãos”(Lc. 22,32).

Isso faz com que o Papa, como sucessor de Pedro, tenha a peculiar função de ser a cabeça e o princípio visível de comunhão de todos os membros do Colégio Apostólico. Paulo, o grande apóstolo e evangelizador, mesmo sendo chamado e instruído pelo próprio Jesus no caminho de Damasco, na Carta aos Gálatas diz que “subiu à Jerusalém para consultar Pedro (1,18) ... depois de 14 anos de novo fui a Jerusalém ... para não me encontrar no risco de correr ou haver corrido em vão" (2,2).

A imagem de Paulo que visita Pedro é o ícone do encontro entre o bispo e o Papa hoje. O bispo vem de longe para visitar o Papa, para ter a certeza de caminhar junto na mesma fé com os irmãos e o Papa recebe o bispo dando a garantia da unidade, da universalidade e da catolicidade da Igreja.

Nesta visita, o bispo leva consigo no coração toda a Diocese e espera poder contar com a oração e a comunhão de todos. Que Deus abençoe nossa viagem!

A visita de todos os bispos do Regional Nordeste II ao Papa Bento XVI acontecerá no período de 10 a 17 de setembro de 2009.

Dom Mariano Manzana

Fonte: Diocese de Mossoró

Um comentário:

Capela de Santo Antônio disse...

Olá amigos de Apodi......

A\Capela de Santo Antônio de Mossoró também tem um blog......

Gostaria de que fossemos colocado na sua lista de sites...

Ratifico que o blog de vocês também irá para a nossa lista.

Obrigado

Edmiray Bezerra.