terça-feira, 30 de setembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Evangelho: Lucas (Lc 9, 51-56)
Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. Palavra da Salvação!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

FESTA A SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM APODI


Ontem em nossa cidade começou mais uma festa a São Francisco de Assis na capela que leva seu nome. E hoje à noite quem anima a santa missa é a Pastoral da Pessoa Idosa que tem como coordenador Francisco Cortez. Todos convidados a participarem a partir das 19 horas na capela de São Francisco de Assis em Apodi.

São Francisco de Assis nascido Francesco Bernardone, (Assis, 26 de setembro de 1181 — 3 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica.

Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

O FILHO DO HOMEM SOFRERÁ MUITO Lc 9, 18-22

E vós quem dizeis que Eu sou? Tanto nesta como na primeira pergunta são consequência de um dia cheio de intimidade com Deus, e que confirmam a experiência do ambandono e total dependência à Deus Seu Pai. Ele não veio de Si mesm. Seu nome significa Ungido do Senhor. Aquele que devia vir ao mundo. E para se chegar até aí exige-se do homem e da mulher um profudo mergulhar na pessoa de Jesus. Na resposta de Pedro: O Messias que Deus enviou, encontrados as qualidades do verdadeiro discípulo de Jesus.

Enquanto, as pessoas dizem sem ter certeza do que dizem e muitas vezes presas ao passado, o discípulo não pode e nem deve se atrelar à antiga ideologia messiânica de poder, opressora e conservadora, da sinagoga.

Para ele, Jesus é Filho do Homem. É o Deus que se faz humano, convivendo no dia-a-dia comum entre as multidões e comunicando-lhes seu amor divino e eterno, que permanece para sempre, além da morte.

A pergunta: E vós que dizeis que Eu sou?, exige um comprometimento pessoal. Pedro corajosamente mostrou sua crescente lealdade, ao afirmar que Jesus era o Cristo de Deus. Nesta confissão Pedro quis dizer que Jesus era o único Deus, Filho ungido para seus propósitos. Que propósitos? A maioria não tinha idéia, portanto Jesus não queria que seus discípulos divulgassem o que Pedro havia dito. Ao invés de um Rei ungido para sofrer e morrer por pecadores, a maioria dos judeus estavam à procura de um rei que trouxesse libertação política. Jesus então deixou claro o preço que teria que pagar para seguir a confissão de Pedro num mundo que não apenas estava confuso a seu respeito, como também era contra seu ministério. Concordar com a confissão de Pedro significa causar conflito entre os crentes e o mundo e os levaria a negar a si mesmos, ao carregarem a cruz do discipulado.

O discipulado de Cristo lá e aqui tem seu preço, seu custo. Dar a sua vida por amor aos seus irmãos. Esta é a mesagem para o dia de hoje. Peça a e ore ao Senhor para que te ajude a abrir mão, se preciso for, da segurança, conforto e diversões deste mundo para O seguir. Que Ele te Ensine a negar a ti mesmos, carregar a cruz e seguí-l’O. Pois, Sua promessa é: quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

SÃO JOÃO BATISTA PADROEIRO DE APODI



A relevância do papel de São João Batista reside no fato de ter sido o "precursor" de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para essa vinda.

Já no Antigo Testamento encontramos passagens que se referem a João Batista. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. Os outros profetas são um prenúncio do Batista e é com ele que a missão profética atingiu sua plenitude. Ele é assim, um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento.

Segundo o Evangelho de Lucas, João, mais tarde chamado o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Lucas narra as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento do menino. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João. Depois disso, Maria foi visitar Isabel. "Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre ! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite ?'" (Lc 1:41-43). Todas essas circunstâncias realçam o papel que se atribui a João Batista como precursor de Cristo.

Ao atingir a maturidade, o Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência - que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: " Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo". João Batista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida.

A vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Batista e podemos comprová-lo pelos relatos evangélicos. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália". (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29).

João batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: "Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim ?" (Mt 3:14). Mais tarde, João foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante. Marcos relata, em seu evangelho (6:14-29), a execução: Salomé, filha de Herodíades, mulher de Herodes, pediu a este, por ordem da mãe, a cabeça do profeta, que lhe foi servida numa bandeja. O corpo de João foi, segundo Marcos, enterrado por seus discípulos.

ENVIO DOS DOZE DOIS A DIOS Lc 9,1-6

Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois e dava a eles autoridade dos espíritos impuros. E enviou com um único objetivo: anunciar a vinda próxima do Reino do Céu. De dois em dois como se fossem testemunhas de uma verdade perante o mundo que não a conhecia.

O envio de dois em dois era próprio do tempo, pelo que dizia respeito aos mensageiros enviados para atestar uma mensagem. Também podemos ver nessa situação uma oportunidade para o mútuo apoio em situações difíceis. Jesus, no início de sua escolha, chama de dois em dois os irmãos pescadores.

Não tomem o caminho se não unicamente bordão, nem alforje, nem pão, nem cobre na cintura. As ordens eram umas positivas: bordão, sandálias e uma túnica. Coisas necessárias para o caminho, pois nunca se caminhava descalço e um bordão era necessário tanto para se apoiar naquele caminho rude e difícil como arma defensiva contra os bandidos. Uma túnica é o mínimo que devia cobrir um corpo nu. As ordens negativas eram: não levar o alforje, que correspondia não ao cesto onde os judeus carregavam as provisões, especialmente o pão e vinho em sua peregrinação para Jerusalém, mas ao embornal dos mendigos que muitos missioneiros ambulantes levavam em suas missões. Também impede o dinheiro que era carregado numa bolsa na cintura ou dentro da faixa com que se atava a túnica ao redor dos rins. O texto fala de cobre, as moedas mais pobres sem ouro ou prata. Evidentemente com isto queria dizer que não podiam recolher qualquer dinheiro, nem como pobres, em sua missão, mas que vivessem da providência.

Os enviava com recursos até menores que os que tinham os mendigos, os mais pobres, para indicar que seu trabalho missionário não dependia dos valores humanos, mas da confiança que a Ele deviam: ao jovem rico manda dar tudo aos pobres para segui-lo. A pobreza era uma das características de Jesus, que não tinha nem onde reclinar a cabeça (Mt 8, 20).

E dizia a eles quando se entrásseis em uma casa ali permanecei até que salgais dali. Se nas ordens anteriores era o caminho quem ditava as condições de pobreza para evitar se enriquecer com o pretexto da missão, agora coloca os discípulos como hóspedes gratuitos daqueles que aceitam o evangelho. Caso não sejam recebidos, Jesus anuncia o que deve ser feito, profetizando que tal cidade teria um fim ainda pior do que foi dado às cidades que representavam no mundo antigo dos judeus o pecado propriamente dito. Se não forem recebidos ao sair daquela cidade sacudi o pó sob vossos pés para testemunho. Em verdade vos digo: Mais tolerável será no dia da condenação para os de Sodoma e de Gomorra do que para a cidade aquela. Como missionários, Jesus nos quer neste texto firmar na vivência da providência. Pois ao discípulo e missionário nada faltará, Deus providenciará todo o necessário. E como cristãos quer que abrindo o nosso coração recebamos e ajudemos com os nossos bens aqueles que Deus nos envia como seus apóstolos e missionários. Quero salientar o aspecto do dízimo. Não é um favor que o cristão faz contribuir com o seu dízimo. Mas sim um dever de todo o batizado.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A MÃE E OS IRMÃOS DE JESUS Lc 8, 19-21

Esta é uma das passagens preferidas daqueles que gostam de diminuir Maria. Aqui, Jesus afirma que a mãe e os irmãos d’Ele são aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática. Não podemos entrever nas palavras de Jesus um desprezo à Sua mãe. Antes pelo contrário, Jesus sabia que não houve uma mulher que fosse tão fiel às palavras de Deus Seu Pai senão Maria. Portanto, Jesus exalta aqueles que escutam a Sua Palavra e a põe em prática, a ponto de igualá-los à pessoa que Ele mais tem consideração no mundo, a sua mãe. É para mim e para ti que Ele dirige esta bem-aventurança. Se nós escutarmos e pusermos em prática seus ensinamentos, faremos parte da família de Jesus. E fazer parte da família implica dizer que teremos os mesmos direitos, os mesmos bens e os mesmos deveres!

Para aqueles que se questionam se Maria teve outros filhos ou não quero leva-los a meditar no termo “irmão”. No idioma falado naquela região, na época de Jesus, era utilizado para designar irmão ou primo. Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? (Mateus 13,55-56). A Sagrada Escritura nos dá claros indícios dos supostos “irmãos de Jesus”, não eram filhos da mãe de Jesus (Maria), mas, parentes em sentido amplo. A palavra grega ADELPHOI, que nos Evangelhos é traduzida por “irmãos”, é equivalente ao vocábulo bíblico e semita “AH” que significa “parentesco em geral”,tanto em aramaico como em hebraico o termo “AH” não designa somente os filhos dos mesmos genitores, mas também os primos ou parentes mais distantes, devido a pobreza vocabular dessas línguas, como pode ser observado em Gênesis 13,8-14; 29,12.15; 31,23; I Crônicas 23,21-23; II Crônicas 36,10; II Reis 36,10; I Samuel 20,29; Juizes 9,23.

A certeza é que ela concebeu Jesus virgem, e permaneceu virgem após o parto inexplicavelmente (mistério de fé), e que após a sua morte, ela subiu aos céus sem pecado. O próprio Catecismo da Igreja Católica considera o ato sexual no Matrimônio uma bênção de Deus. Considera José como castíssimo esposo. No entanto, a nossa visão de castidade é um pouco distorcida: castidade não significa abstinência sexual, mas sim à vivência da sexualidade de forma sensata e coerente, respeitando o tempo de viver cada etapa da vida. Após o casamento, José e Maria poderiam ter relações sexuais, e isso não seria nenhum pecado. Pelo contrário, seria um ato abençoado por Deus. Conseqüentemente, não haveria motivo para se pensar que Maria seria menos santa e digna por causa disso. Afinal, ela foi a mãe do Filho de Deus.

A união com Jesus não se dá por vínculos de sangue ou raça, mas pela união ao amor misericordioso do Pai que vem libertar e trazer vida a todos os homens e mulheres. Freqüentemente as famílias se fecham em torno de tradições e de interesses particulares, até excludentes. Jesus amplia um conceito tradicional e hermético de família para um conceito aberto e solidário, com uma dimensão universal. Na medida em que a família se comprometa com o fazer a vontade do Pai ela se abre para a partilha, a solidariedade e a acolhida aos mais excluídos e empobrecidos, sem preconceitos e com amor.

Ele indica assim o parentesco espiritual que o liga ao povo que resgatou. Os seus irmãos e as suas irmã são os homens santos e as mulheres santas que tomam parte com ele na herança celeste. A sua mãe é toda a Igreja porque é ela quem, pela graça de Deus, gera os membros de Jesus Cristo. A sua mãe é também toda a alma santa que faz a vontade do Pai e cuja caridade fecunda se manifesta naqueles que gera para Ele, até que Ele mesmo neles seja formado (Ga 4,19). Maria é certamente a mãe dos membros do Corpo de Cristo, isto é, de nós próprios, porque, pela sua caridade, ela cooperou para gerar na Igreja os fiéis que são os membros do corpo místico de Jesus.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MINHA LUZ É CRISTO Lc 8, 16-18

A lâmpada no lampadário é nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Dito de outra forma, é a Sabedoria e a Palavra do Pai; tendo aceitado a nossa carne, tornou-se realmente e foi chamada a “luz” do mundo. É celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade. Torna-se assim visível a todas as nações e brilha para todos os da casa, isto é, para o mundo inteiro, tal como é dito nas suas palavras: Não se acende uma candeia para pô-la debaixo de um vaso, mas no candelabro onde brilhe para todos os da casa. Mais uma vez, com estas palavras, Jesus nos incita a levarmos uma vida sem mancha, aconselhando-nos a velar constantemente sobre nós mesmos, uma vez que estamos colocados diante dos olhos de todos os homens, tal como atletas num estádio visto por todo o universo na linguagem paulina.

Como se vê, Cristo designa-se a si mesmo como lâmpada. Sendo Deus por natureza, tornou-se carne no plano da salvação, uma luz escondida na carne, tal como debaixo de um vaso. Era nisto que David pensava quando dizia: Uma lâmpada para os meus passos é a tua palavra, uma luz no meu caminho. Porque faz desaparecer as trevas da ignorância e do mal entre os homens, o meu Salvador e Deus. E é chamado lâmpada na Sagrada Escritura.

Porque é o único a poder aniquilar as trevas da ignorância e a dissipar a escuridão do pecado, tornou-se para todos os caminhos de salvação. Conduz junto do Pai aqueles que, pelo conhecimento e pela virtude, avançam com ele pelo caminho dos mandamentos, considerado caminho da justiça.

O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. É deste modo que os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro… Mas com uma condição: não a esconder sob a letra da lei. Todo aquele que fica preso apenas à letra da Escritura vive segundo a carne: põe a lâmpada debaixo do vaso. Pelo contrário, colocada no lampadário, Cristo Cabeça da Igreja ilumina todos os homens.

Assim, iluminados por Cristo, não podemos sentar-nos tranqüilos, escondidos num cantinho do mundo, porque estamos à vista de todos os homens, tal como uma cidade situada no cimo de um monte, tal como em casa uma luz que se pôs sobre o lampadário. Saiba que as piores malícias não poderão lançar qualquer sombra sobre a nossa luz, se vivermos na vigilância dos que são chamados a conduzir para o bem o mundo inteiro.

Portanto, que a nossa vida responda, pois, à santidade do nosso ministério, para que a graça de Deus seja anunciada em toda a parte.

TERÇO REZADO PELOS HOMENS


Quando já parecia ser impossível trazer o homem de volta à Igreja, surge subitamente um novo movimento, tipicamente masculino, o chamado “Terço dos Homens”.

Toda sexta-feira, às 18:00 horas, tem o Terço dos Homens, na Igreja Matriz, movimento que mais cresce na Igreja Católica, e que está resgatando o homem para o convívio com Nosso Salvador.

Você é nosso convidado todo especial. Venha e chame um amigo para juntos rezarmos por intercessão de Maria Santíssima.

Rezando busco seguir os passos de Jesus!

sábado, 20 de setembro de 2008

QUE TIPO DE SOLO ÉS TU? Lc 8,4-15

Esta história fala de um fazendeiro que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo do solo. A importância desta parábola é salientada por Jesus em Marcos 4:13: “Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?” Jesus está dizendo que esta parábola é fundamental para o entendimento das outras. Diante da palavra de Jesus qual tem sido a nossa resposta? É preciso recordamos que a mesma palavra é ensinada a várias pessoas; a resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude. Consideremos o semeador, a semente e o trabalho do semeador é colocar a semente no solo.

O semeador nunca é chamado pelo nome nesta história. Nada nos é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente.

Aplicando-se espiritualmente, os seguidores de Cristo devem estar ensinando a palavra. Quanto mais ela é plantada nos corações dos homens, maior será a colheita. Em nossos dias, o semeador tornou-se a figura principal e a semente é bastante esquecida. A propaganda das campanhas religiosas freqüentemente contém uma grande fotografia do orador e dá grande ênfase ao seu nível escolar, sua capacidade pessoal e o desenvolvimento de sua carreira; o evangelho de Cristo que ele supõe-se estar pregando é mencionado apenas naquelas letrinhas, lá no canto. Não devemos exaltar os homens, mas fixarmo-nos completamente no Senhor, o verdadeiro Semeador da vinha do Pai.

A semente é a Palavra de Deus. Cada conversão é o resultado do assentamento do evangelho dentro de um coração puro. A palavra gera, salva, regenera, liberta, produz fé, santifica e nos atrai a Deus. À luz do livro de Atos notamos que em cada cidade para onde os apóstolos viajaram, os homens eram convertidos como resultado da palavra que era ensinada.

A importância das Escrituras deve ser ressaltada ao máximo. A palavra tem que vir habitar em nós, para ser implantada em nosso coração. Temos que permitir que nossas ações, nossas palavras e nossas próprias vidas sejam formadas e moldadas pela palavra de Deus. Saiba que uma safra sempre depende da natureza da semente, não do tipo da pessoa que a plantou. A palavra de Deus contém força vivificante. O que é necessário é homens e mulheres que permitam que a palavra cresça e produza frutos em suas vidas; pessoas com coragem para quebrar as tradições e os padrões religiosos em volta deles, para simplesmente seguir o ensinamento da Palavra de Deus.

Mas afinal que tipo de solo és tu? Solo de beira de estrada, duro, impermeável. Este não tem uma mente aberta e receptiva para permitir que a palavra de Deus o transforme. O evangelho nunca transformará coração como este porque ele não lhe permitem entrar.

As raízes das plantas, no solo pedregoso, nunca se aprofundam. Durante os tempos fáceis, os brotos podem parecer interessantes, mas abaixo da superfície do terreno, as raízes não estão se desenvolvendo. Como resultado, se vem uma pequena temporada seca ou um vento forte, a planta murcha e morre. Os cristãos precisam desenvolver suas raízes por meio de fé em Cristo e de estudo da Palavra cada vez mais profundo. Tempos difíceis virão, e somente aqueles que tiverem desenvolvido suas raízes abaixo da superfície sobreviverão.

És tu mesmo que deves dar a resposta nesta parábola. Que tipo de solo és tu?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CÍRCULO BÍBLICO NA CAPELA DE SÃO JOSÉ

Depois de anunciar na semana passada, por duas vezes, que a pastoral familiar e a catequese, fariam, juntamente com as famílias do conjunto do IPE, (Teimosos), um círculo bíblico, graças ao Nosso Bom Pastor, ontem, às 19.hs, iniciamos este círculo com iniciação de leitura bíblica, e alguns aprendizados básicos para uma leitura prazerosa da palavra de Deus. Com a presença de Luis, coordenador da pastoral familiar, Jorge Torres, catequista, Ministro Extraordinário da Santa comunhão e com um público de participantes,que foram mais de 20 pessoas, demos início a esse trabalho que terá como objetivo principal, levar a todos a Palavra Boa, a boa nova dos evangelhos e tornar conhecida àquelas pessoas, a sagrada escritura. Devemos sempre acreditar que é para nós uma obrigação, levar a palavra de Deus a todos os povos. com esse trabalho vamos tentar fazer com que essas famílias tenham a certeza de que a companhia de Nosso Senhor Jesus Cristo é necessário para um forte diálogo e uma abençoada harmonia na família. Que Deus Pai possa nos protejer e nos abençoar.
Lembramos ainda, que o estudo bíblico ficará acontecendo todas as terças, a partir das 19:hs. Venha participar conosco desse momento de doação e aprendizado.louvado seja o nosso Senhor Jesus.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS.

Hoje, a pastoral familiar convida você e toda sua família, para participar de mais um terço da família, que será realizado na casa de Dona Maria de Zé de Domingos, tendo como celebrantes responsáveis a Legião de Maria e a pastoral dos Recém-casados. A casa de Dona Maria, fica na rua Governador José Varela, por trás da Maternidade Claudina Pinto. A oração do terço é benéfica para nossa espiritualidade além de ser caminhada firme de doação e de conversão. Participe.
Amanhâ, dia 16, a pastoral familiar de Apodi, estará indo à cidade de Caraúbas para uma reunião com a coordenação da pastoral familiar diocesana, onde lá, discutiremos algumas atividades da pastoral para o zonal médio oeste. E como é uma reunião aberta, estamos convidando voce que é integrante da pastoral familiar para participar com a gente deste encontro. Será às 8:00 horas na casa paroquial daquela cidade. Vamos juntos fortalecer as famílias da nossa comunidade.
Também amanhâ terá iniciação em leitura bíblica na capela de São José, no conjunto do IPE, com a pastoral familiar e nosso irmão catequista Jorge Torres. Participem e Deus abençoe a todos. AMÉM.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

INICIAÇÃO DE LEITURA BÍBLICA.

Hoje, a partir das 19 horas, no IPE (Teimosos), a pastoral familiar e a catequese, estarão realizando um círculo bíblico que tem como objetivo orientar famílias daquela comunidade a terem intruções de iniciação em leitura bíblica e tambem terem um conhecimento básico sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. Será um círculo bíblico, envolvendo 20 famílias que foram contempladas com Bíblias no dia de encerramento (Ação Social), da Semana Nacional da Família. E como setembro é o mês da Bíblia, estaremos fazendo esse trabalho para que essas famílias perseverem sempre nesta leitura. Que ela se torne uma leitura diária, sempre voltada para um encontro diário com o Nosso Salvador. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

[leia] Paróquia de Caraúbas completou 150 anos


Foto cedida

Na última segunda-feira, dia 1, a paróquia de Caraúbas comemorou 150 de existência. A data especial teve um show do cantor caraubense Canindé Costa.
Na festa dos 150 anos da paróquia, teve a importante a presença do padre Gerônimo Dantas, do bispo dom Mariano Manzana, padre Ivan e padre Américo.

CELEBRAR A VIDA, CELEBRAR A FAMILIA

CELEBRAR A VIDA, CELEBRAR A FAMÍLIA.


Hoje é mais um dia especial, pela manhã, o sol vem nos despertar com um abraço bem caloroso, e por isso seu dia será da maneira que você programar. Por falar nisso, você já abraçou sua esposa hoje? Já deu aquele beijo para prová-la que o seu amor é perseverante? Você já abençoou o seu filho, sua filha, para instruí-los no caminho em que devem andar? Você já deu um bom dia todo especial para o seu vizinho da direita? Já cumprimentou sorrindo o seu vizinho da esquerda? Você já fez a sua oração da manhã, entregando o seu dia ao Senhor Jesus? Hoje a nossa vida requer mudança. E esta mudança somente você sabe onde e como fazer. Portanto irmão e irmã, sorria, cante, exalte, proclame o Senhor Nosso Deus e faça da sua vida plenitude e prosperidade. Tenha um ótimo dia na paz do Senhor.
A pastoral familiar convida ainda você para juntos participarmos da missa da família, que será as 19h00min horas na paróquia de São João Batista e Nossa Senhora da Conceição. Você é o nosso convidado todo especial. Antes você também poderá participar do Terço dos Homens e da Adoração ao Santíssimo. Evangelizar é preciso, diga sim a Jesus. Vamos celebrar a vida, Vamos resgatar e evangelizar FAMILIA. A PAZ ESTEJA COM TODOS VOCES.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

NOTÍCIAS QUE ANUNCIAM A PAZ

Hoje, a Pastoral da Pessoa Idosa, celebrará, no sítio Marrecas, município de Caraúbas, na casa de Dona Eizete. Todos os agentes pastorais, estão convidados assim como tambem, todos os irmãos que querem ouvir a boa nova do Nosso Senhor Jesus. A saída será de frente a casa paroquial, às 17:00 horas. Participem destes momentos para enaltecer o Senhor Jesus. Vamos Evangelizar.

Hoje também haverá, encontro dos Ministros da Eucaristia. Será as 19:00 hs, nos salões da casa paroquial. Todos estão convidados. Jesus Agradece.

Nesta sexta-feira, 1º sexta do mês, às 8:00 hs, Missa na matriz celebrada por Pe. Theodoro. Sua presença muito nos fortalece. Participe.
Ainda nesta sexta, às 18:00 hs, Terço dos Homens, movimento que mais cresce na Igreja Católica, e que está resgatando o homem para o convívio com Nosso Salvador. Você é nosso convidado todo especial. venha e chame um amigo para juntos rezarmos por intercessão de Maria Santíssima.
Logo após o terço, teremos a Adoração ao Santíssimo. Momento de muita espiritualidade e de unção do Nosso Pai. Permanecei conosco.
Às 19:00 horas, haverá a Missa da Família. A Pastoral Familiar espera você e seu cônjuge, filhos e filhas de Deus para celebrarmos o amor de Cristo por todos nós. Não perca. Você é muito especial pra Deus. E Ele quer te abraçar e te amar de uma maneira muito especial. Porque você é único para Ele. DEUS ABENÇOE TODAS AS FAMÍLIAS... AMÉM.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

[leia] Jesus vai à escola

O Ensino Religioso está ganhando espaço na rede pública. É possível conciliá-lo com a opção espiritual de cada família?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MÊS DA BÍBLIA

MÊS DA BIBLIA.

Saímos do mês vocacional, mês da vocação, e entramos no mês de setembro, que é considerado, por todos nós católicos, como o mês da bíblia, por causa de São Jerônimo.
Ele está entre os maiores doutores da igreja do 1º século, foi escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor como ninguém, nas sagradas escrituras. O seu trabalho começado em Roma durou praticamente toda a sua vida. O conjunto de sua tradução bíblica em latim foi chamado de “vulgata” sendo oficializado no Concilio de Trento, e somente agora, nos nossos dias atuais, com as novas traduções de estudos lingüístico-exegéticos, a sua “vulgata” cedeu lugar.
Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano de 340. Foi declarado o “padroeiro dos estudos bíblicos” e o dia da bíblia foi colocado exatamente no ultimo domingo de setembro, coincidindo com a data de sua morte. Jerônimo faleceu aos 30 de setembro do ano 420, quase com 80 anos.
Como a pastoral familiar tem o propósito de evangelizar, queríamos deixar aqui bem claro que toda transformação do cristão, depende de um exclusivo encontro pessoal com Jesus Cristo. E as sagradas escrituras, vêm colaborar para que depois deste encontro, o cristão seja perseverante nos ensinamentos do Mestre.
Bíblia é antes de tudo Deus com a gente. Ela é o testamento do amor do Pai. É por sorte, onde o Nosso Pai faz a sua maior declaração de amor para com todos os seus filhos. Assim sendo, é onde o filho faz o seu pedido e suas recomendações. Ela é a carta de amor que Deus deixou para nós, a nossa certeza de que Ele nos amou primeiro (Cf. 1jo. 4,19). Por isso amados irmãos, vamos neste mês dedicar nosso tempo para as coisas do alto, evangelizando, anunciando a palavra do Pai, levando uma palavra de conforto àqueles que estão necessitados, amando o seu irmão, participando como corpo vivo da igreja de Cristo, orando, visitando os enfermos, os irmãos encarcerados, bendizendo ao Senhor, fazendo as obras que o Senhor tanto nos pediu e entregando toda a sua vida nas mãos do Nosso Salvador.
Durante esse mês, a pastoral familiar, juntamente com as outras pastorais irá dedicar o seu tempo buscando fazer com que os nossos irmãos fiquem assíduos em leitura bíblica. Iremos fazer algumas reuniões, tendo como objetivo principal círculos bíblicos para evangelizarmos através da palavra de Deus. Convidamos todos os nossos irmãos para que tenhamos uma iniciação bíblica e ficarmos cheios da Palavra de Deus através do Divino Espírito Santo. Um bom mês da bíblia para todos nós com muita leitura da Sagrada Escritura. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.